Inspetor D.Lucas

Outras publicações de Inspetor D.Lucas

Sou motociclista, sempre fui e não lembro o dia que não tenha andado de moto ou que não tenha pensado nela. Motocicleta é mais que um meio de transporte, é um prazer.

A escolta de autoridade com motociclistas

19 de Maio de 2013

|

ENCONTRODEMOTOS.com

A Copa das Confederações, a visita do Papa e a Copa do Mundo em 2014 já são realidades. Para que tudo aconteça, com toda segurança, será necessário o deslocamento dos atletas e das delegações. É ai que acontece o trabalho dos batedores com motocicletas, porque devido à praticidade e agilidade do veículo, eles poderão proporcionar segurança, tanto para as autoridades, que serão transportadas, como para o cidadão no trânsito.

Como devemos proceder como motoristas e usuário do trânsito? Não somente em Brasília, mas em todo o país, quando nos deparamos com um comboio de autoridades e com motociclistas fechando o trânsito para passar uma escolta? O cidadão tem que entender, primeiramente, que o motociclista ali na sua frente é um especialista. Nunca o provoque com palavras ofensivas. Ele tem total controle da situação, e toda a sinalização de trânsito passa a ser responsabilidade dele, a prioridade sobre a sinalização também será.
 
Se no local estiver instalado um avançador de sinal, e for sinalizado para passar o sinal fechado, anote data e hora que a escolta está se deslocando e entre com recurso, mas nunca tente “insistir” em avançar o sinal ou a sinalização do motociclista batedor, porque se avançar poderá ser interceptado e notificado. Fique e mantenha a calma, buzinar de nada vai adiantar. Então aguarde que o trabalho será realizado no menor tempo possível.
 
Portanto cidadão, você precisa preparar-se e saber que as escoltas com motocicletas vão ocorrer e elas serão realizadas com toda segurança. O mais importante e todos tem de compreender é a importância de nosso trabalho. Quando um motociclista batedor sinalizar para uma parada, não reclame, fique calmo e aceite todas as sinalizações que serão passadas, a segurança da autoridade tem de ser preservada, mas a do motociclista e do motorista que estiver parado também é de suma importância.

Hoje no Brasil, a Polícia Rodoviária Federal, é a maior especialista em deslocamentos com autoridades. Seus motociclistas batedores estão preparados para realizar este trabalho tão importante. Realizamos escoltas em todo o Brasil. A segurança do comboio sempre será prioridade, mas o motorista tem de saber suas obrigações e seus direitos, porque nesta fase que o país passa, muitas escoltas serão realizadas.

Escolta com motocicletas é um tipo de operação que tem por objetivo a segurança de um comboio, logístico ou não, ou de uma ou várias autoridades. A responsabilidade no trabalho de escolta, do batedor motociclista é muito grande, nossa preparação é realizada com muita responsabilidade, para que todo o deslocamento possa ser feito dentro do melhor padrão de segurança. Tanto para quem está sendo conduzido, como para o cidadão que tem seu trajeto interrompido por alguns minutos. Tenha certeza que o motociclista que está conduzindo um equipamento, no caso a motocicleta, precisa e tem, o conhecimento total da moto que está operando.

Todos os motoristas devem saber que durante o deslocamento com um comboio, o motociclista policial, tem de realizar deslocamento com muita velocidade, precisa se deslocar fechando ruas, avenidas e remover qualquer situação que possa colocar em risco o comboio.

Uma das funções dos motociclistas que estão realizando o trabalho é o “cerra fila” que é o motociclista que vai ficar “segurando” os veículos para que eles não passem pelo comboio, não atrapalhem o deslocamento e o trabalho que está sendo realizado. Depois os “pontas” que são os que se deslocam em alta velocidade pelas ruas, fechando todas as possíveis entradas de veículos. Nesse momento que o cidadão se depara com um motociclista aparelhado, capacitado, sinalizando a parada do veículo.

Nesta época de Copa das Confederações, visita do Papa, Copa do Mundo, a tendência é aumentar o numero de escoltas, porque além dos jogadores dos times, serão escoltados, os juízes, dirigentes da Fifa, autoridades das mais diversas áreas, e muitas escoltas estão sendo preparadas, organizadas em todas as corporações, PRF, PM, Bombeiros, Exercito e Aeronáutica dentre outros órgãos de segurança pública.

A Polícia Rodoviária Federal sempre vai se preocupar com a segurança do trânsito e o direito de ir e vir do cidadão vai ser e deverá sempre ser respeitado. Portanto se for interceptado por um motociclista batedor e solicitado sua parada. Pare. E siga todas as sinalizações do agente, porque a segurança de todos estará em jogo.