Wesley Testa

Outras publicações de Wesley Testa

Wesley Testa já rodou o mundo em shows de motocicletas e atuou como dublê. Hoje ele transmite tudo que aprendeu em cursos de pilotagem no Kartódromo do Cave, no Guará DF

Motociclistas capacitados

22 de de 2012

|

ENCONTRODEMOTOS.com

Diariamente temos notícias de acidentes de trânsito envolvendo motos. Algumas perguntas precisam ser feitas, o que está acontecendo? Por que essas pessoas estão se acidentando?

Trata-se de uma cadeia de problemas que começam nas autoescolas. Lá os condutores estão sendo mal formados, pelo fato de receberem aulas em circuitos fechados, quando saem para as ruas não têm capacidade para lidar com a moto no trânsito, e tão pouco para lidar com as situações adversas que acontecem a todo o momento.

Existem vários tipos de condutores, porque existem vários tipos de pessoas. Normalmente os atos cometidos pelos condutores no trânsito, são reflexo  do tipo de pessoas que eles  são, ou seja, existem os condutores que são responsáveis, os irresponsáveis,os educados, os sem educação, os que têm muito medo, aqueles que têm pouco medo e o que não têm medo algum. Porém quando saem da autoescola todos têm algo em comum, não sabem o que é certo e errado na prática.

Com o passar do tempo, vão criando segurança, mas uma falsa segurança, achando que nunca vão se acidentar. Passam a conduzir a moto com menos atenção e mais tranquilidade, é aí que mora o perigo.

As motos em geral são utilizadas por necessidade, trabalho, lazer ou esporte, em todos os casos elas geram emoção, porque é prazeroso andar de moto. O problema é que essa emoção está sendo utilizada no trânsito e as pessoas estão deixando de pilotar com a razão.


O DETRAN falha porque não capacita as autoescolas, essas por sua vez não capacitam de forma adequada os motociclistas.

A meu ver existem duas saídas, a primeira é bem radical, mas é verdadeira, não dar habilitação, afinal de contas não estão conseguindo formar motociclistas da forma correta. A segunda solução seria o DETRAN acabar com a burocracia para se contratar escolas técnicas especializadas na formação de motociclistas, garantindo aos alunos aulas com técnicas de pilotagem e direção defensiva.Essas escolas existem em todo o país.

Em Brasília o Centro de Pilotagem Wesley Testa está capacitado para isso, são 25 anos ministrando cursos e palestras com um dos mais renomados pilotos do Brasil. Aulas práticas diárias no Kartódromo do Guará, com todos os equipamentos de segurança necessários e motos de todas as cilindradas.

Não queira fazer parte dessas estatísticas. Se você quer comprar uma moto faça o curso de habilitação e depois um de capacitação, dessa forma você saberá dominar sua moto em diversas situações.

Porque para andar de moto é preciso ter reflexo, equilíbrio e reação.