Inspetor D.Lucas

Outras publicações de Inspetor D.Lucas

Sou motociclista, sempre fui e não lembro o dia que não tenha andado de moto ou que não tenha pensado nela. Motocicleta é mais que um meio de transporte, é um prazer.

Livro Motos na Estrada reúne dicas e leis para motociclistas

23 de de 2012

|

Bárbara de Alencar

A praticidade, rapidez e agilidade das motocicletas conquistam novos adeptos a cada dia. Entretanto, o crescente aumento desse tipo de veículo também traz consequências. O mau treinamento dos novos motociclistas acaba pondo em risco a segurança de pedestres, motoristas e, até, deles próprios. Pensando nisso, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal D. Lucas Barbosa reuniu, no livro Motos na Estrada – Sinalização de Segurança e a Técnica que Distingue Motociclista de Motoqueiro, algumas dicas para levar paz ao trânsito.

Lançada e distribuída pela editora Kiron, em agosto de 2012, a publicação traz um texto simples que pode ser compreendido por motociclistas leigos e profissionais. “Não aprofunda, mas dá uma base”, explica D. Lucas. Nas 102 páginas, o inspetor e chefe de comunicação da Polícia Federal abrange diversos assuntos, como a maneira certa de fazer curvas ou andar nos corredores de trânsito, além de dar dicas para os adeptos das road trips sobre duas rodas. Motos na Estrada também traz ilustrações de tipos de sinalizações que podem ser utilizadas pelos motociclistas.

“O ponto mais interessante é que é uma obra única. Não existe nada publicado no Brasil nesse aspecto. O livro traz dicas importantes sobre técnicas e traz informações úteis e práticas”, explica Daniel Machado, editor da Kiron. Para ele, a iniciativa de D. Lucas é muito oportuna, pois reúne a experiência e a prática do autor com a necessidade de maior desenvolvimento e treinamento de muitos motociclistas.

Segundo D. Lucas, a ideia de reunir a legislação de trânsito e dicas para os entusiastas da vida sobre duas rodas surgiu observando sua vida cotidiana. Por ser motociclista civil e profissional, além de batedor oficial da Polícia Rodoviária Federal, ele decidiu juntar seus conhecimentos em um único local.

O livro também conta com a cartilha simplificada para facilitar as consultas. A obra impressa custa R$ 29,90 e pode ser adquirida pelo site da Editora Kiron (www.editorakiron.com.br). Também foi disponibilizada a versão digital da publicação, compatível com Ipads, smatphones e tablets. O preço é de R$ 9,90. Em breve, Motos na Estrada – Sinalização de Segurança e a Técnica que Distingue Motociclista de Motoqueiro poderá ser encontrado nas grandes livrarias.