Cris Rissanen

Outras publicações de Cris Rissanen

Cris é nossa colunista internacional, escreve direto da Finlândia, trazendo para nós as notícias, novidades e curiosidades do mundo motociclístico no exterior.

Ilha de Man – A corrida de moto mais insana do planeta

16 de Outubro de 2012

|

ENCONTRODEMOTOS.com

Para quem gosta de velocidade e adrenalina, a Ilha de Man é considerada o santuário dos pilotos mais audaciosos. Localizada entre a Irlanda e o Reino Unido, a pequena área de 572 km² é palco para corajosos pilotos que desafiam a si mesmos e a própria sorte.

 

A TT - Tourist Trophy - é o evento de motovelocidade mais antigo e prestigiado do mundo, que, desde 1907, ocorre na ilha entre os meses de maio e junho. O circuito tem 60km de vias sem limite de velocidade, cruzando montanhas e vilarejos, por suas curvas sinuosas... eis o motivo da atração do local! 

A perigosa disputa atrai milhões de turistas e muitos competidores. No circuito, os pilotos passam a centímetros de distância de muros de pedras, casas, caixas de correio e dos espectadores, em uma velocidade média de 210km/h. Aliás, esses moradores da ilha, “nada sortudos”, não deixam a desejar no quesito insanidade, expondo-se também aos riscos, sentados em muretas, gramados e acostamentos.
 

Desde o início da competição, que já dura mais de um século, morreram mais de 240 pilotos, desafiando os perigos que residem naquelas pistas. Somente em 2011, oito pilotos perderam suas vidas.
 

A Federação Internacional de Motociclismo tentou banir a corrida do calendário de eventos e, até, punir os pilotos oficiais que participassem dos certames, mas os anos foram se passando e nada se concretizou. Muitos ativistas, assim como ex-pilotos, ainda brigam pelo término das provas. Discussões do tipo com as autoridades locais, policiais, judiciais e departamentos de trânsito não conseguem intervir. Até quando a corrida existirá, ainda é uma interrogação...
 

A grande maioria dos moradores apoiam a TT, apesar dos poucos que reclamam das pistas fechadas e lixo deixado pelos espectadores. Os que apoiam visam não só o fator econômico que movimenta a cidade, mas também a questão da tradição. Afinal, já fazem isso há tanto tempo!

Para os pilotos, o circuito da Ilha de Man é reflexo de uma verdadeira paixão, do vício pela adrenalina, do prazer pelo desafio e da conquista que leva a contar com a sorte e, claro, que uma pitada de insanidade explica tudo!

 

Mas e você, leitor? Seria a favor do término de uma tradição de mais de 100 anos, apesar de perigosa e fatal para uns, ou o que importa mesmo é a paixão pelo esporte e cada um que assuma seus riscos e consequências?
 

Confiram mais um pouquinho da matéria através desse vídeo emocionante!
 



Fotos: Divulgação.